UMIDADE “IN SITU”

A análise da umidade do solo possui grande importância no ramo da construção civil, pois indica em que condições hídricas encontram-se o mesmo. Por meio dessa determinação pode-se identificar a quantidade exata de água necessária para obter uma melhor compactação do solo, bem como se o teor de umidade está na quantidade necessária para alcançar maior resistência desse solo. Todo esse processo é necessário, considerando que é sobre o solo que as estruturas das obras são apoiadas. 

Definimos teor de umidade (h) de uma amostra de solo como a razão entre o peso da água (Pa) contido em certo volume de solo e o peso da parte sólida (Ps) existente nesse mesmo volume, expressa em porcentagem. A nomenclatura internacional utiliza o símbolo w.

 h = w = 100 Pa / Ps = 100 Ma / Ms (%)

 Conhecido o teor de umidade de um solo, pode ser calculado o fator de correção de umidade (fc), também chamado fator de conversão, que ao ser multiplicado pelo peso de uma amostra com esse teor de umidade, fornece o peso que tal amostra teria se estivesse seca.

 fc = 100 / (100 + h)

Teores de umidade devem expressos em porcentagem com precisão de centésimos, e o fator de correção com quatro casas decimais, quando fazem parte de cálculos em ensaios que exigem precisão.

 A metodologia para a determinação da umidade consiste em:

  1. Determinar o peso total (Pt) da amostra;
  2. Secar completamente a amostra;
  3. Determinar o peso da amostra seca (Ps);
  4. Por diferença, obter o peso original da água (Pa = Pt – Ps) na amostra;
  5. Calcular o teor de umidade h = 100 Pa / Ps.

A maneira de efetuar a secagem completa distingue os processos práticos que seguem este método, como por exemplo, o método da estufa, método do banho de areia, método do álcool etílico, ensaio de frigideira e utilizando o aparelho “Speedy. No campo, os processos mais rápidos para a determinação do ter de umidade são o ensaio de frigideira e o método “Speedy”.

Comments are closed.