SONDAGENS ROTATIVA/MISTA

Utilizada para investigação geotécnica de maciços rochosos e solos impenetráveis à percussão (SPT), a sondagem rotativa consiste na perfuração com máquina motorizada (sonda), que simultaneamente rotaciona e aplica pressão ao barrilete acoplado a broca diamantada. O conjunto de perfuração, formado por hastes + barrilete + coroa diamantada, é refrigerado a água. A sondagem rotativa retira testemunhos da rocha perfurada, que são acomodados em caixas plásticas ou de madeira, de acordo com a escolha do cliente. Quanto maior o diâmetro de perfuração, melhor a qualidade dos testemunhos. As principais vantagens deste tipo de sondagem são:

– permite perfurações com ângulo de inclinação;

– pode atingir grandes profundidades;

– permite execução de Ensaios de Perda d’Água (EPA) no maciço rochoso;

É conhecida como Sondagem Mista quando executada junto com SPT, deste modo, ao se constatar a presença de material impenetrável à ferramenta de Percussão (SPT), a continuidade da perfuração é dada utilizando-se Sonda Rotativa, o processo de perfuração pode alternar o método SPT com o Rotativo de acordo com a natureza das camadas (Solo ou Rocha) até atender as necessidades do projeto. Este é o método direto de investigação mais completo a disposição da Geologia de Engenharia.

Através desse método, seguindo-se critérios geotécnicos e geológicos de interesse ao projeto, pode-se descriver o tipo de rocha, grau de alteração, grau de fraturamento, grau de coerência, xistosidade, porcentagem de recuperação, o índice de qualidade da rocha – RQD (Rock Quality Designation) e características das descontinuidades.

 

MODELO DE RELATÓRIO DE SONDAGEM MISTA

Comments are closed.