ENSAIOS DE PERDA D’ÁGUA EM ROCHA

Os Ensaios de Perda D’água sob Pressão (EPA) e Ensaios de Infiltração (EI) fazem parte do conjunto de ensaios utilizados para a caracterização hidrogeotécnica dos terrenos naturais.

É prática corrente observar-se no decorrer da execução de sondagens rotativas perdas de água parciais ou totais dependendo da importância e densidade de fissuração da rocha. O ensaio de Lugeon ou de perda d’água nada mais é do que um aperfeiçoamento desta observação.

Os Ensaios de Perda d’água sob Pressão tem como objetivo a determinação da Condutividade Hidráulica (H) dos maciços rochosos através de furos de sondagens rotativas, ou seja, permite obter informações quantitativas sobre a circulação da água em rochas fissuradas, com o objetivo de julgar as possibilidades de consolidação por injeções.  

São realizados em trechos de comprimento conhecido, geralmente 3m, e isolados por meio de obturadores de borracha. Consistem na medida da vazão d’água absorvida nas fissuras do maciço em 10 intervalos iguais de tempo (1 minuto cada), para 5 estágios diferentes de pressão. A pressão de injeção (Pm)  é controlada por manômetro e a descarga (vazão) através de um hidrômetro, calculada em função da profundidade do trecho ensaiado, e deve manter-se constante durante as 10 leituras do hidrômetro em cada estágio de pressurização, obtendo-se o volume injetado no intervalo de tempo.

O Ensaio de Perda D’água sob Pressão no maciço rochoso tem os seguintes objetivos:

  • Determinar um valor representativo da permeabilidade no maciço rochoso;
  • Avaliar a necessidade, ou não, de intervenção no maciço rochoso e, caso necessário, determinar o tipo e a quantidade de calda de cimento e a utilizar para o efeito;
  • Medir o grau de fraturamento, determinar o regime de escoamento e o comportamento dos recheios nas fraturas.

Os resultados dos ensaios de perda d’água podem ser interpretados através de um gráfico que se obtém marcando no eixo das ordenadas as pressões efetivas e no eixo das abscissas as vazões em litro por minuto por metro.

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